sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Visitem : Exposição Mitos & Ícones.




A exposição Mitos & Ícones está bem na entrada do Shopping Center 3, localizado na Av. Paulista próximo da rua Augusta, no período de 01/09 até 10/10. Na verdade como diz na foto, é uma mostra-manifesto para fundação do primeiro museu de arte comtemporânea e sustentavel do Brasil apoiada pela Pisos Eliane.
As fotos são de pessoas famosas, com poses de pinturas antigas, mas voltada para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e animais em extinção.
Eu tive a oportunidade de passar por lá justamente no momento em que estava sendo montada, não fiquei observando por muito tempo, porém deu pra ter idéia de quanto o trabalho dos montadores é importante, cada milimetro é medido com muita atenção e mesmo sendo uma pequena mostra já da pra ter noção do trabalho.
Aproveitando um pouco o tema do trabalho de Thiago Cóstackz, vale a pena refletir um pouco sobre o tema Sustentabilidade, e tentar com pequenos atos ajudar a preservar o planeta no qual vivemos e todas as formas de vida que o habitam.
Postado por Isaura Anjos

Finalização dos trabalhos de xilogravuras
















Na aula de quinta feira, finalizamos o processo de xilogravuras em papéis especiais, alguns realizaram a segunda matriz para utilizarem mais de uma cor no trabalho, outros gostaram tanto da técnica que fizeram três, quatro ou até mais gravuras. Eu como de costume tirei fotos dos trabalhos prontos para registrar aqui. Todos estão de parabéns pelo trabalhos.





Postado por Isaura Anjos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Obras realizadas durante o curso ...








Depois de ver várias técnicas de gravuras, nós do curso de montador de exposição começamos a exercitar esse exercício com a Xilogravura. Com os materiais necessários começamos a realizar a xilogravura, com fotos dos alunos e professores tiradas durante as aulas.
Mesmo sendo iniciantes nesse processo todos se empenharam muito, as gravuras ficaram muito boas. Teremos mais uma aula sobre o assunto que encantou a maioria.
As fotos acimas são de alguns dos trabalahos realizados na terça-feira.

Postado por Isaura Anjos

Gravuras: Xilogravuras


A forma mais antiga de impressão é a utilização de um relevo que recebe a tinta, a partir do qual se transfere a imagem para outra superfície. Dentre estes processos está a Xilografia.
A Xilografia consiste numa matriz em alto relevo produzida em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época.
A imagem é gravada através de goivas, formões e pontas cortantes. O artista "entalha" seu desenho na madeira, ao modo de um escultor, mas tem em mente que essa matriz não é a Obra, e sim o meio para alcançá-la. Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também a impressão com as costas de uma colher. Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.A obra acimas mostrada é Construção de Maércio Lopes.
Postado por Isaura Anjos

Gravuras : Gravura em Metal





A gravura em Metal é uma das mais antigas, temos Obras nesta técnica, produzidas por vários gênios da Renascença, como Albert Dürer por exemplo, datando de 1500 d.C.

A técnica do Metal consiste na "gravação" de uma imagem sobre uma chapa de cobre. Os meios de obter a imagem sobre a chapa são muitos, e não seria exagero dizer que são quase "infinitos", pois cada artista desenvolve seu procedimento pessoal no trato com o cobre. De um modo geral, o artista faz o desenho por meio de uma ponta seca - um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de "caneta ou lápis". A ponta seca risca a chapa, que tem a superfície polida, e esses traços formam sulcos, micro concavidades, de modo a reterem a tinta, que será transferida através de uma grande pressão, imprimindo assim, a imagem no papel.

Esta não é a única forma de trabalhar com o Metal, como dissemos antes, mas é um procedimento muito usual para os gravadores. Além de ferir a chapa de cobre com a ponta seca, obtendo o desenho, a chapa também pode receber banhos de ácido, que provocam corrosão em sua superfície, criando assim outro tipo de concavidades, e consequentemente, efeitos visuais. Desta forma o artista obtém gradações de tom e uma infinidade de texturas visuais. Consegue-se assim uma gama de tons que vai do mais claro, até o mais profundo escuro.

Os dois procedimentos, a ponta seca e os banhos de ácido, são usados em conjunto, e além destes, ainda há outros mais sofisticados, mas que exigem longas explicações, pois envolvem a descrição de operações muito complexas. A ponta seca é o instrumento mais comum, mas existem vários outros para gravar o cobre, cada qual conferindo um possibilidade diferente ao artista.
A Obra mostrada é uma gravura de Durer, Melancolia.

Postado por Isaura Anjos

Gravuras: Litogravuras

A Litografia surge por volta de 1797, inventada por Alois Senefelder.
Litografia (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal (ver técnica). Seu primeiro nome foi poliautografia significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais. Na foto acima temos a obra Tóquio pós-apocalíptica, de Hisaharu Motoda.

Postado por Isaura Anjos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

1ª BIENAL FIN DEL MUNDO




Artista de Hoje : Antoni Tàpies ...










Na aula de hoje vimos e discumtimos sobre algumas obras de Antoni Tàpies, que entra um pouco na linha de Louise Bourgeois, mas na opinião do grupo, um pouco mais leve que a artista citada.
Nascido em Barcelona, em 1923, Antoni Tàpies é autodidata como pintor. Embora desde muito jovem demonstrasse interesse pela arte, foi estimulado pela família (pai advogado e mãe filha de políticos) a estudar Direito. Aos 18 anos, passou dois anos de cama, em razão de uma lesão pulmonar, e foi através de seu médico, um amigo íntimo de Picasso, que conheceu o artista em Paris tempos depois.
Começou a estudar a arte moderna através de livros e revistas catalães do início dos anos 30, durante o período republicano. Em 1946, alugou seu primeiro ateliê em Barcelona e passou a dedicar-se à arte. Nessa época, uniu forças com a vanguarda catalã contra a censura do regime fascista de Franco.
Tàpies desenvolveu uma expressão dramática e plena de vitalidade. Embora seu trabalho remeta a tendências informalistas dos anos 50, ele procurou fugir dos excessos do abstrato, através da busca intensa por algo mais concreto, alcançando estilo único na história da arte do pós-guerra.
Aos 81 anos, continua a aceitar desafios em sua produção e mantém o sentido de metamorfose. É nos trabalhos das três últimas décadas que se pode testemunhar o senso peculiar de espaço, o poder de sugestão e uma qualidade extraordinária do precursor do informalismo europeu.
Postado por Isaura Anjos

OBRAS DE ANTONI TAPIES

ANISH KAPOOR






Nascido em Bombaim em 1954, Kapoor cursou na prestígiada Doon School, em Dehra Dum, em seu país natal. Mudou-se para a Inglaterra em 1972, onde continuou seus estudos, desta vez no Hornsey College of Art e na Chelsea School of Design. Começou a ganhar notoriedade internacional no início dos anos 80, quando foi considerado um dos escultores britânicos que vinham explorando novos estilos de arte.
As obras de Kapoor são freqüentemente simples, formas curvas, normalmente de só uma cor ou brilhantemente colorida. Em sua maioria, a intenção é prender a atenção do público, invocando um mistério através das cavidades escuras de seu trabalho, normalmente com seu tamanho e beleza simples. Ele usa pigmento em seus trabalhos e em torno deles. Essa prática foi inspirada pelos brilhantes e coloridos pigmentos nos mercados e templos indianos.Suas obras são colecionadas no mundo inteiro, notavelmente no
Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, no Tate Modern em Londres, Fondazione Prada em Milão, no Guggenheim em Bilbao, no De Pont Fundation nos Países Baixos e no Museu de Arte Contemporánia do Século XXI em Kanazawa, Japão.

Obras de artes gigantescas que permite a interação do público, especialista em obras gigantescas, onde as pessoas ficam minúsculas próximas delas.
Postado por Carla Pena e Isaura dos Anjos

sábado, 22 de agosto de 2009

Foi assim que tudo começou


Esse convite web atraiu muitos jovens de diversas localidades em busca de vagas concorridas participando de seleções rigorosas.
Ao término teremos a certeza de quão rico e compensador é este curso para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal
Esta valendo muito á pena
Força galera !!!


Carla Pena.

Muito cuidado pessoal


Iniciando os exercícios de serralheria com uma furadeira que possuí grande capacidade de perfuração em aços , metais etc..
Postado por : Carla Pena

Nossa oficina















Um espaço totalmente ocioso que a cada aula se modifica , tornando-se uma verdadeira oficina formando profissionais preparados para o mercado.
Postado por : Carla Pena

Autoportante : acabamentos finais


Aqui o nosso autoportante , onde o Chico dá as dicas de acabamento .
Os alunos novamente com equipamento de proteção e aventais novos.
Postado por Carla Pena

O famoso feijão















Vejam o feijão praticamente pronto, agora só restam os acabamentos com massa corrida , massa plástica , lixamento e pintura .
Postado por : Carla Pena

Muita atenção


Esse exercício com certeza sera a causa da dor de cabeça de muitos , pois requer muita atenção .
Na foto esta o Rafael ensinando os alunos a fazerem a medição correta para o
feijão .
O
feijão como é conhecido é bastante utilizado em exposições em forma de assento , suporte para obras de arte ...
Enfim , bastante complicado em sua fabricação mas o resultado final foi um sucesso.
Postado por: Carla Pena

Meninas na marcenaria


Aqui estão duas alunas , utilizando a
makita para cortar sarrafos com precisão .
Uma máquina altamente perigosa se manuzeada incorretamente.
como podemos ver a aluna está com equipamentos de segunças fundamentais :
luva e óculos.
Postado por : Carla Pena

Esticando tecido


Nesse exercício aprendemos como esticar uma obra de arte na tela feita por nós também
Ali esta o
chacis , lycra e ferramentas necessárias: grampeador, tesoura e alicate ( para retirar os grampos da tela) .
A tela de
lycra também pode ser utilizada para projeções com já vista em exposições .

Postado por Carla Pena

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais fotos dos nossos trabalhos.




Mais imagens da turma trabalhando.
Sempre nos dividimos em grupos e cada grupo realiza uma atividade.
Nas fotos um grupo está montando caixas e na outra cortando ferro.
A mesa com cavaletes também foi montada durante o curso, assim como várias outras coisas.
Logo eu posto sobre mais artistas que já comentamos em aula.
Postado por Isaura

Aula de hoje, com fotos das obras de Louise Bourgeois !!!






Na aula de hoje vimos e discutimos sobre algumas obras de Louise Bourgeois.
A artista nasceu em 1911, e casou com um historiador de arte aos 28 e foi viver nos Estados Unidos, onde realizou a maioria de suas obras. Entre elas está obra Maman, que fica no MAM, aquela aranha enorme que fica na marquise do parque Ibirapuera. Suas obras retratam abandono, ira, desejo, agressão, um universo forte de uma tragédia pessoal da autora na infância (como a aranha que retrata a super proteção da mãe) e o pós guerra, o que mexe muito com o psicológico das pessoas, criando uma experiência emocional muito forte. Alguns de seus trabalhos utilizam materiais muito pobres/simples.

As obras da artista causaram diferentes sentimentos nos alunos, que por sua vez participaram bastante da aula.

Postado por Isaura

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Imagens do início do curso !!!


Pessoas trabalhando, serrando, registrando imagens dos momentos do curso, limpando ... todo mundo faz de tudo um pouco.Essa é só o primeiro registro que eu fiz do curso, logo teremos outros bem mais legais.Postado por Isaura

Curso Montador de Exposições

Este blog foi criado com o intuito de divulgar o aprendizado e os trabalhos realizados pelos alunos do curso de montador de exposição.
Existem duas turmas de 40 alunos, uma iniciando ás 13:00 hrs e outra iniciando ás 18:40 hrs.
O objetivo do curso é trazer qualificação para jovem de diferentes idades na área de montagem de exposições, para ingressar nesse mercado de trabalho.
Esses jovens passaram por um criterioso processo seletivo, e os selecionados realizam os trabalhos aqui divulgados todas as terças e quintas feiras.

Postado por Isaura