terça-feira, 25 de agosto de 2009

Artista de Hoje : Antoni Tàpies ...










Na aula de hoje vimos e discumtimos sobre algumas obras de Antoni Tàpies, que entra um pouco na linha de Louise Bourgeois, mas na opinião do grupo, um pouco mais leve que a artista citada.
Nascido em Barcelona, em 1923, Antoni Tàpies é autodidata como pintor. Embora desde muito jovem demonstrasse interesse pela arte, foi estimulado pela família (pai advogado e mãe filha de políticos) a estudar Direito. Aos 18 anos, passou dois anos de cama, em razão de uma lesão pulmonar, e foi através de seu médico, um amigo íntimo de Picasso, que conheceu o artista em Paris tempos depois.
Começou a estudar a arte moderna através de livros e revistas catalães do início dos anos 30, durante o período republicano. Em 1946, alugou seu primeiro ateliê em Barcelona e passou a dedicar-se à arte. Nessa época, uniu forças com a vanguarda catalã contra a censura do regime fascista de Franco.
Tàpies desenvolveu uma expressão dramática e plena de vitalidade. Embora seu trabalho remeta a tendências informalistas dos anos 50, ele procurou fugir dos excessos do abstrato, através da busca intensa por algo mais concreto, alcançando estilo único na história da arte do pós-guerra.
Aos 81 anos, continua a aceitar desafios em sua produção e mantém o sentido de metamorfose. É nos trabalhos das três últimas décadas que se pode testemunhar o senso peculiar de espaço, o poder de sugestão e uma qualidade extraordinária do precursor do informalismo europeu.
Postado por Isaura Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário